gestao de talentos 2
O que é gestão de talentos e competências
21 de agosto de 2016
ter prosperidade fazendo o que ama
É possível ter prosperidade fazendo o que você mais ama?
21 de agosto de 2016
Exibir tudo

O que é Missão, Visão e Valores empresariais

Missao visao valores

Embora seja uma ferramenta que vem sendo usada por muitas empresas, em especial as de médio e grande porte, a declaração de MVV infelizmente vem sendo usada de forma equivocada.

Por exemplo, a maioria das declarações que tenho visto são do tipo “ser a melhor/maior do mundo em…”. E é frequente que se confunda missão com visão e vice-versa.

Quanto aos valores, muitas vi escritos valores que não são praticados pelos trabalhadores, e até pelos próprios líderes.

A MVV não existe para mostrar uma máscara ou fachada ilusória e fazer marketing. Existem para inspirarem e engajarem a todos na organização, e aos seus fornecedores, clientes e parceiros, em um propósito que motive e norteie os pensamentos, emoções, palavras e ações.

A missão de toda empresa, com ou sem fins de lucro, é a de servir, agregar valor, ao mundo que a rodeia. Isto é implícito a qualquer missão, e não precisa estar escrito. A missão de toda pessoa é a mesma coisa.

A declaração da Missão define de que forma específica este serviço será realizado dia a dia. Ou seja, o que será entregue, para quem, como, onde, com quem, quando e para quê.

Aqui estou explicando por cima de que se trata, mas existem fórmulas bem estruturadas que apoiam a criar uma declaração de Missão válida, real e praticável.

A declaração da Visão define onde se quer chegar, ou seja, em um futuro definido a longo prazo, que resultados e conquistas deseja obter, e deveria ser uma Visão Integral, ou seja, nos vários níveis e aspectos (material, emocional, intelectual e transpessoal; pessoal, profissional, familiar e social-ambiental).

Graças à Visão de futuro a empresa ou pessoa poderá ter um foco prioritário, um sol que ilumine seu caminho, um norte que a guie, e poderá medir se está se aproximando ou afastando.

A Visão deve ser desafiante, para que todos cresçam e se sintam motivados, mas também deve ser realizável para não gerar frustração ou esgotamento.

Os Valores são os princípios universais éticos que garantirão que os talentos, as competências, os recursos, a missão e a visão serão utilizadas para o benefício do todo, com respeito, honestidade, responsabilidade, etc. Também se referem ao que esta empresa ou pessoa considera importante, valoriza ao ponto de não querer negociar… se algo não honrar um destes valores, não deverá ser feito.

A declaração da Missão, da Visão e dos Valores de uma empresa são de responsabilidade do(s) fundador(es). A responsabilidades dos líderes é serem o exemplo vivo desta MVV, e traspassarem aos trabalhadores, fornecedores, clientes, parceiros e sociedade.

No entanto, uma das formas mais exitosas de criar a declaração MVV é incluir os líderes e colaboradores-chaves no processo de criação. Além de obter uma ampliação de idéias e receber feed back, servirá para validar e testar o impacto da MVV.

No livro “Manual para Líderes”, de Suryavan Solar publicado pela editora www.gransol.com.br você poderá ler vários destas aspectos. E nos nossos cursos você poderá aprender as fórmulas e técnicas para criar a declaração de MVV de uma empresa, além de que aprenderá muito mais: a alinhar indivíduos-organização, entrevistas de seleção por talentos e competências, uso de software de gestão de talentos e competências, composição de equipes de acordo com suas fortalezas etc.

Venha participar: contato@maksuri.com