capa 4 elemtentos
[DICA] Como identificar os Talentos relacionados com os 4 Elementos?
20 de dezembro de 2016
confissoes de uma RH
Confissões de uma RH
30 de março de 2017
Exibir tudo
aniversario Maksuri

Aos 8 anos me dei conta do quanto gostava de olhar as estrelas, e disse aos meus pais: “Quero ser astrônomo!” mas meu pai respondeu que isso não dava dinheiro e nem deveria ter faculdade pra isso.

Aos 14 anos descobri uma paixão por tocar piano, e disse aos meus pais: “Quero ser músico!” mas meu pai respondeu que músico não ganhava dinheiro.

Ele queria que eu trabalhasse na loja de móveis dele. Experimentei fazer isso durante 2 anos, nas tardes depois que eu saía da escola, mas vi que não era o que eu queria como profissão. A única coisa ali que eu gostava era de conversar com as pessoas.

Aos 16 anos me senti pressionado por decidir qual profissão seguir. Visitei um primo médico e admirei muito o trabalho dele, então resolvi que seria médico. Meus pais me apoiaram e aos 17 anos entrei na faculdade de medicina.

A princípio me senti feliz, mas depois me decepcionei pois o que me ensinaram me parecia contra os princípios da natureza e a evolução do ser humano. Me parecia uma medicina materialista, sintomática e com muitos efeitos colaterais.

Após assistir uma palestra sobre Homeopatia, gostei tanto que decidi me tornar homeopata. Então terminei a faculdade de medicina e fiz pós-graduação em Homeopatia.

Além disso, me dei conta que as matérias que eu mais gostava e me destacava na faculdade eram psicologia e psiquiatria. Então fiz também uma pós-graduação em Psicologia Junguiana.

Foi uma época feliz, em que eu aplicava o que aprendia nas duas pós, no hospital do exército em São Paulo, onde fazia trabalho obrigatório, e em meu consultório particular.

Mas depois me senti frustrado, porque em vários casos tanto a Homeopatia quanto a Psicologia Junguiana demoravam a atuar ou não davam resultado.

E como médico, absorvia a negatividade dos meus pacientes, fui me sentindo estressado e cansado.

Me sentia incongruente, porque eu mesmo tinha doenças crônicas fortes e não conseguia me curar. Tinha obstrução nasal completa, ou seja, não conseguia respirar pelo nariz, desde os 7 anos até aquela época, em que eu tinha 25 anos de idade!

Isso fez com que toda minha vitalidade fosse baixa e me sentia muito inseguro. Rejeitava meu corpo, não fazia exercícios físicos, não tinha contato com a natureza, quase não tinha amigos e me refugiei no mundo intelectual dos estudos e da masturbação mental.

Chegou um ponto em que me sentia tão ansioso que não parava quieto, sentia muito medo do futuro, uma voz interior me dizia que eu estava perdendo tempo precioso de vida. Havia um vazio no meu peito. Orei e pedi com todas as forças pra Deus me mostrar o caminho.

Uns meses depois, uma amiga psicóloga me apresentou a organização Condor Blanco Internacional, que é referência em Desenvolvimento Humano Integral, e seu fundador, Suryavan Solar, quem depois se tornou meu Mentor.

Eu soube que ele havia comprado uma reserva com mais de 300 hectares e uma montanha maravilhosa nos Andes, ao sul do Chile, e havia criado lá um centro de treinamento humano avançado.

Foi quando tomei a decisão de ir até lá, e passei por um período profundo de autoconhecimento e superação pessoal que mudou minha vida pra sempre!

Para completar, naquela época sofri um acidente de carro, deu perda total, e enquanto o carro dava voltas no ar, percebi que facilmente minha vida podia terminar ali mesmo. Mas senti uma proteção, e que não era meu momento. Sobrevivi e decidi parar de perder tempo e me transformar para transformar os demais.

Aplicando no dia a dia da cidade tudo que aprendi, consegui por fim me curar das doenças que tinha, e também do medo e da ansiedade. Abri meu coração e minha mente, fortaleci meu corpo, e passei a me relacionar melhor comigo mesmo e com as pessoas.

Mas ainda não sabia bem o que fazer com meu destino.

Você já passou por isso?

Quando vi o estilo de vida que os instrutores do Condor Blanco tinham, viajando pelo mundo e ajudando as pessoas a se conhecerem e desenvolverem seu potencial, senti uma emoção tão forte que chorei de alegria, e pensei: “É isso o que eu quero fazer, essa é minha missão!”

Então me especializei como instrutor em Liderança e em Coaching e viajei por mais de 10 países e dezenas de cidades durante muitos anos, dando palestras, seminários, coaching e consultorias. Senti uma felicidade sem igual.

Um dia, estava meditando em frente ao rio puro nascido das neves eternas da montanha de Condor Blanco, e li um livro chamado “Paraíso da Abundância”, onde no capítulo 5 falava sobre os talentos.

Foi um impacto na alma!!!

Me imaginei dedicando minha vida a ajudar as pessoas a descobrir e desenvolver seus talentos! A compreenderem quem são de verdade, e a realizarem sua missão, a contribuírem com o mundo de forma criativa e significativa!

Esta visão foi tão deliciosa que senti no coração que meu propósito de vida havia sido me revelado.

Você já passou por isso? Imagine encontrar a si mesmo e ter a certeza do seu destino e propósito!

Imagine acordar todos os dias feliz e agradecido, trabalhar com paixão e significado, com as pessoas que você aprecia, e juntos realizar uma Causa maior que você mesmo!

Isso foi há 15 anos. Passei um período investigando e experimentando tudo que havia sobre o assunto. Descobri coisas muito legais, mas percebi que na prática havia poucas ferramentas para descobrir e para desenvolver os talentos.

Cada um se virava como podia… rsrsrs

O conselho de psicologia disse que considerava quase todos os testes e métodos vocacionais, obsoletos! Haviam sido criados há muito tempo, para um mundo que já não existia.

Naquela época, pouco se falava no Brasil sobre o coaching e a gestão por competências. Hoje quase só se fala nisso rsrsrs.

Investiguei avaliações de potenciais (Assessment), como os 4 tipos do DISC, os 4 tipos do MBTI, os 9 tipos do Eneagrama, as 9 Inteligências Múltiplas, os 34 tipos de talentos da Gallup, a classificação de fortalezas de Martin Seligman da Psicologia Positiva, os 4 Elementos e os 7 Caminhos de Suryavan Solar etc.

Então juntei o melhor do que descobri em todos eles, e criei um software que rastreia mais de 600 tipos de talentos, mais de 2.500 profissões, especialidades, cargos e funções, e mostra em um relatório quais são os principais talentos e dons de cada pessoa e em que atividades e carreiras ela pode brilhar e triunfar!

É o único software que diferencia e compara os talentos inatos e as competências adquiridas, mostrando as coisas que a pessoa ama fazer e tem facilidade para se destacar e ter resultados acima da média, e as coisas que ela aprendeu pelo estudo e pela prática.

As áreas em que a pessoa tem talento e também competência, são as áreas de excelência dela. Mas tem áreas e campos em que ela tem talento mas falta a competência, e vice versa.

Este software se chama MTOL – Mapeamento de Talentos Online. Nele, também criei outros tipos de mapeamento de talentos e competências, por exemplo, de perfil de Liderança, de Trabalho em Equipe, de Comunicação, de Negociação, de Valores etc.

E tem uma parte do software onde podemos colocar perfis customizados para cargos e funções de empresas. Mas aí precisamos dar consultoria pra definir os perfis desejados.

O MTOL fez um sucesso enorme!

Uma gerente do Banco do Brasil fez sua tese de doutorado baseado nele e obteve a maior nota. Executivos da Duke Energy fizeram sua tese de MBA da Fundação Dom Cabral baseada no MTOL e obtiveram a maior nota.

Escrevi um livro sobre o MTOL, a editora Qualitymark publicou em 2007 sob o título de “A Era dos Talentos” e foi lançado no congresso nacional da ABRH em São Paulo. A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios disse que foi um dos melhores livros lançados naquele ano!

Por sugestão do meu Mentor coloquei no método o nome Passion and Talents.

O método consistia no MTOL, logo numa sessão devolutiva para aprofundar o diagnóstico, esclarecer as dúvidas e dar orientações individualizadas, e depois sessões de Coaching de Talentos onde fazemos um planejamento de metas e objetivos e depois um acompanhamento apoiando as pessoas a turbinarem seus talentos e contribuírem de tal forma que por consequência tenham reconhecimento, prosperidade, sucesso, felicidade e realização pessoal e profissional.

Eu fui o primeiro case de sucesso deste método! Porque através dele consegui saber quem sou e qual minha missão, realizar meu potencial e brilhar!

Pensei: “Se funcionou comigo, pode funcionar para muitas outras pessoas”. E o tempo só tem confirmado isso. Foram centenas de pessoas e dezenas de empresas que se beneficiaram.

Em algum momento vou te contar casos específicos de sucesso do método. Mas aqui apenas vou comentar alguns deles:

Junto com a Coach de Talentos Débora Amiyac, que me ajudou a estruturar o método em seu início, aplicamos o método na Coca Cola durante 1 ano e meio, e conseguimos formar a melhor turma do programa de trainees que eles já tiveram!

Apliquei o método no diretor da unidade mais inovadora do Senai, e na sua equipe de líderes, e o resultado foi tão bom que ele foi logo promovido a diretor no Sesi de Brasília.

Fiz uma parceria com a Setec Consulting, de São Paulo. Seus consultores se formaram analistas MTOL e criamos um MTOL customizado para o perfil de Green Belt e de Black Belt, do método Six Sigma de qualidade. Eles aplicaram em seus clientes, por exemplo na Ford, na Net e na Volkswagen. O resultados foi tão bom que os RHs tornaram obrigatório no processo de seleção de consultores internos, pois disseram que a assertividade da ferramenta beira 100%.

Nestes anos, tive feed backs fantásticos, tanto de empresas quanto de autônomos e estudantes. Os coaches, consultores, RHs, líderes e outros profissionais que utilizam o MTOL estão muito satisfeitos. Dizem que é a avaliação mais profunda, atualizada, assertiva e concreta que já encontraram.

Pra mim é uma grande satisfação!!! Me sinto realizado em ter sido canal pra algo tão transformador. Quero que as pessoas sejam felizes em seus trabalhos e em suas vidas, e que juntos todos contribuamos para um mundo melhor em todos os aspectos.

Se o MTOL que é uma ferramenta de diagnóstico, é tão legal, você não pode imaginar o impacto do processo de Coaching de Talentos, que alavanca esse potencial a níveis extraordinários!

Por exemplo, dei coaching de talentos durante 1 ano a um executivo da Petrobrás. Ele era o coordenador do SAC, e tinha como sonho deixar lá um legado: transformar o SAC no melhor do Brasil. Trabalhamos duro em prol do seu sonho, e ele conseguiu! Me realizei através da realização dele, e a amizade que fizemos dura até hoje, muitos anos depois.

Durante anos criei e dirigi a Academia de Talentos Condor Blanco, e a especialidade de Coaching de Talentos na Escola de Coaching Express.

Toda essa experiência me permitiram também ser instrutor e diretor da Academia de Oratória e diretor da Academia de Produção de Eventos.

Meus pais, que ficaram assustados quando eu deixei a medicina pra buscar algo novo, e comecei uma profissão tão inovadora, depois de anos, ao me ver feliz, bem sucedido, próspero, tendo ajudado a tanta gente, ficaram felizes comigo, e tem me incentivado muito.

Atraí a benção de me casar com uma companheira que tem valores e sonhos afins, que me apoia e eu a ela na realização das nossas missões. Ela tem uma agência de marketing digital, então temos feito uma parceria de muito sucesso, porque nos últimos anos passei a imergir nesta área, e a produzir vídeos de dicas semanais, artigos, webinários e ebooks.

No ano passado lançamos nosso primeiro curso online, uma formação de Analistas do MTOL, utilizando o Fórmula do Sucesso do Erico Rocha e foi um sucesso! Agora estamos preparando um outro curso online, que será uma especialização em Coaching de Talentos, em parceria com a Escola de Coaching Express Condor Blanco e com a AICP (Associação Internacional de Coaches Profissionais). E antes deste lançamento, daremos um workshop online gratuito sobre Coaching de Talentos.

Você imagina minha gratidão a Deus, ao meu Ser, à minha família, meu Mentor, meus amigos, minha companheira e a todos que me apoiaram a chegar até aqui!!!

E de compartilhar com você minha trajetória! Desejo que ela possa inspirar você a ter a confiança em si mesmo e na Vida, a ter a coragem pra se abrir e mudar, a se transformar pra transformar o mundo! E a se juntar com sua Tribo e seguir seu Mentor, passe o que passe!

Você nasceu pra brilhar e pra triunfar! Cumpra seu Propósito!

Estou à tua disposição pro que eu puder lhe apoiar.

Abraço nas estrelas dos seus talentos.